Sistema educativo – geral

Depois do segundo Congresso Mundial sobre a educação para todos verificaram-se mudanças significativas no sistema educativo de Moçambique. O Governo Moçambicano está a preparar uma estratégia para permitir o estabelecimento de uma educação básica obrigatória de 7 anos para a totalidade da população.

Nos últimos anos, a admissão na escola primária aumentou significativamente atingindo cerca de 92% das crianças de 7 anos. Na verdade, 67%  das crianças completaram a escola primária obrigatória de 5 anos. Por inúmeras razões, só 25% dos que terminaram este nível de escolaridade, continuam para a fase seguinte e, de entre estes, 53% completaram o 7º ano.

 

 

 A politica educativa Moçambicana define educação básica como um direito universal. Em 1998, o Ministro da Educação assumiu com o apoio da UNESCO, o projecto das “Escolas Inclusivas” para combater a exclusão e promover a escolaridade para todas as crinças.

A FAMOD, Federação Moçambicana das Organizações de Pessoas Deficientes, calcula que a maioria das crianças que se mantêm fora do sistema educativo e os que repetem ou saem da escola durante os primeiros anos de educação primária são deficientes ou apresentam dificuldades de aprendizagem que requerem aprendizagem especial.

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: